Nelson Dias espera provocar a comunidade para a construção de territórios mais resilientes no seu novo livro “Cuidadores do Território”.
Cuidadores do Território é o resultado material de uma parceria entre o estado e a comunidade para a cogestão de bens públicos.
Da autoria de Nelson Dias, Tatiana Urbanovik Brandimiller e Tatiane Serrano Dias, esta obra contou com o apoio e a colaboração das iniciativas: Oficina, Projeto Rios (Associação Portuguesa de Educação Ambiental - ASPEA), Tutores de Cascais, Núcleos de Proteção Civil do Funchal, Brigadas Verdes de Guimarães, Projeto Mais Florestas, Programa Hortas e Pequenos Jardins Urbanos da Freguesia de Alvalade, Projeto Olhar Quarteira, Moledo Convida, Plantar Lousada, Aldeia Segura e Pessoas Seguras, Projeto Idosos Saudáveis e ativos e Iniciativa Jardins Alimentares.
Dr. José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo e Presidente da Rede de Autarquias Participativas, afirma no prefácio: “as iniciativas expostas na presente publicação demonstram que a gestão participativa dos bens públicos é não apenas viável mas também eficaz.”.
Na nova obra do projeto Portugal Participa, os cidadãos são vistos como cuidadores do território, elementos ativos capazes de “desenvolver soluções inovadoras e adaptadas às necessidades e características dos respectivos contextos”, complementa ainda o presidente. “As iniciativas de cuidadores configuram-se como um modelo inovador, que fortalece as capacidades do estado ao mesmo tempo, aprofunda a cidadania promovendo um ciclo virtuoso de confiança mútua e responsabilidade partilhada, contribuindo assim para enfrentar a crise das democracias modernas.”.
Esta publicação visa difundir o conceito de cuidador do território, “reconhecer um conjunto de práticas bem-sucedidas desenvolvidas por autarquias portuguesas, e proporcionar um recurso valioso para que outras entidades possam seguir o caminho da cogestão de bens públicos.”
Através dos testemunhos inspiradores e da experiência inegável dos autores e parceiros, a publicação apresenta inúmeros casos que se espera que sirvam de modelo replicável e adaptável aos diferentes contextos e realidades, provocando comunidades envolvidas e interessadas a em conjunto com gestores públicos, “explorarem novas formas de cooperação, contribuindo para a construção de territórios mais resilientes, inclusivos e sustentáveis.”
A apresentação da obra deu-se no passado dia 17 de Outubro em Valongo e contou com a presença do autor e do presidente Dr. José Manuel Ribeiro.
“Cuidadores do Território” já está disponível para download gratuito.