Damos as boas vindas a Jean-Christian

Jean-Christian et Les Rêves Enfouis junta-se à Epopeia Records™ reforçando a representação dos cantautores do sul.

Numa fusão entre o indie folk acústico e a música erudita, sobre a conduta deste músico canadiano, nasceu o projeto "Jean-Christian et les rêves enfouis" ao qual junta em palco um quarteto de músicos composto por Sara Cymbron e João Castro nos violinos, Nuno Soares na viola e Ana Luisa Marques no violoncelo. Juntos exploram os caminhos musicais que nascem duma química musical única embalada pela língua francesa.

Natural do Quebec, Canadá, foi nas raízes sonoras da sua terra-natal que Jean-Christian se apaixonou pelo folk dos velhos clássicos e da música tradicional canadiana.


Em conversa com a Epopeia, Jean-Christian explica que o amor pela música nasceu na adolescência quando ganhou uma viola do pai. “Divertia-me a tocar os acordes que sabia e a partir daí foi crescendo.” A música clássica entrou na sua vida mais tarde quando integrou o conservatório de música para aprender contrabaixo. “A minha ideia era aprender música jazz mas o conservatório era muito focado na música clássica”.

A sua sonoridade varia entre as mais diversas influências que, como exemplificou, vão desde Beethoven a Léonard Cohen. No entanto, é nas suas experiências de vida e nas pessoas que o rodeiam que se inspira para as suas composições.

O projeto “Jean-Christian et les rêves enfouis" começou efectivamente quando conheceu alguns amigos da orquestra clássica onde trabalha como contrabaixista, todos eles músicos. “Sugeri tentarmos criar algo juntos e este foi o resultado.”

O projeto já têm álbum físico mas será este verão que se estreiam nas plataformas digitais. “D’où vient le beau temps”, serve de carta de apresentação. O primeiro single, que traduzido para português chama-se “De onde vem o bom tempo?”, é uma dedicatória à mãe do autor. “Esta era uma frase que a minha mãe costumava dizer. Ela dizia sempre esta frase para me perguntar como é que eu estava, que notícias boas tinha para lhe contar. Há uma beleza enorme no significado desta frase” explana o músico. “Mas, mais que uma mensagem bonita, é também uma reflexão sobre o preço das coisas, a consequência da ambição. No meu caso, a minha ambição com a música trouxe-me a distância… a distância das pessoas que amo.”

Jean-Christian et Les Rêves Enfouis lança o seu primeiro single “D’où vient le beau temps” nas plataformas digitais no dia 1 de Agosto.

Anterior
Anterior

Festival F regressa nos dias 05, 06 e 07 de Setembro

Próximo
Próximo

Concerto eletrizante de Riding a Meteor no seu regresso à República 14.