Dos sons para as palavras através de uma metamorfose dos sentimentos.
Bárbara Brás dos Santos nasceu no Porto a 25 de setembro de 1993. Realizou a sua formação superior na Escola Superior de Música de Lisboa - Licenciatura em Violoncelo e Mestrado em Ensino da Música.
Dedica-se ao ramo do ensino de violoncelo desde 2014 e, paralelamente, é violoncelista freelancer. Integra alguns projectos como o Duo Scala, Quinteto Sull’a Corda e Riding a Meteor. Ao longo do seu percurso tem colaborado também com várias orquestras nacionais.
Actualmente lecciona nos Conservatórios de Música de Loulé e Olhão.
a metamorfose de um abraço
Com apresentação agendada para março de 2024, “A Metamorfose de um Abraço” é a primeira edição de Bárbara Brás dos Santos no mundo da poesia.
Nas palavras de José Alberto Quaresma:
“Bárbara Santos é uma violoncelista de talento. A sensibilidade que revela como intérprete verte-se agora na sua estreia literária em poesia. É uma poesia introspectiva. Mergulha no mais fundo para encontrar frinchas de claridade. As cintilações da voz interior são lamentos sobre a mágoa da penúria do afeto.
É também uma poesia da “presença” da ausência. Da busca pelos lugares perdidos do outro. De rememorações de quem já não pode estar a seu lado, mas permanece.”