“End of Reichenberger” apresenta uma fase de mudança na musicalidade de Vera Bohl
O novo single de Vera Bohl, estará disponível nas plataformas digitais a partir do dia 24 de Abril.
Natural de Düsseldorf, Alemanha, Vera Bohl é cantora, pianista, compositora e editora. Detentora de uma carreira marcada pela diversidade de projetos, já colaborou com nomes como Bon Iver, Mumford and Sons, Brian Eno ou Kendrick Lamar . Em 2013, foi distinguida com um disco de ouro pela BPI pelo seu contributo em "Love to Blame", tema do álbum "The Girl Who Got Away", de Dido.
Atualmente, vive em Londres, onde é professora de jazz. Actuou em 2024, no London Jazz Festival com um set a solo improvisado, que antecipa algum do material chave do seu novo álbum “Mudança”, que continua a esbater as linhas entre a forma e a liberdade.
Vera move-se nas sonoridades que cria com uma fluidez que navega entre o minimalismo neo-clássico, a improvisação crua e as raízes profundas do jazz. “A improvisação é a única forma de expressar quem somos em tempo real. Não esconde nada.” Afirma a compositora.
O novo álbum, aprofunda o caminho iniciado com o EP “Carrossel”, mas expande-se emocional e sonoramente. Algumas faixas surgem como confissões íntimas ao piano, enquanto outras exploram uma liberdade mais instintiva. Ao longo das várias faixas que o compõem, existe uma construção gradual que equilibra composição e espontaneidade, oscilando entre o controlo preciso e o colapso libertador, espelhando a trajetória nómada de Bohl e as influências culturais que moldam a sua música.
“End of Reichenberger”, o primeiro single do álbum, revela o que aí vêm, convidando-nos a permanecer no momento até ele se transformar. O tema já está disponível para pre-save.