pelas cordas da harpa se fez helena madeira
Licenciada em Antropologia e Língua Italiana, iniciou o estudo do canto lírico com Fernando Serafim na Juventude Musical Portuguesa, prosseguindo depois Escola de Jazz do Hot Club em Lisboa. Participou em seminários sobre canto com Lúcia Lemos, Claire Honigsbaum, Cathérine Rey, Meredith Monk e Jill Purce de onde bebeu inspiração para o que viria a ser a sua sonoridade.
Gravou o seu primeiro disco em 2004 como cantora, na banda Dazkarieh e, de 2006 a 2014, foi vocalista da banda de world music MU, com quem gravou o álbum “Casanostra” em 2008 e “Folhas que Ardem” em 2012. Com este projeto levou o seu mundo musical ao mundo e atuou em Espanha, Inglaterra, Suécia, Roménia, Malásia e Índia. A par disso, em finais de 2014 apresentou o seu primeiro trabalho a solo “Da Voz do Embondeiro”.
Em de vésperas de pandemia lançou o seu segundo trabalho de originais com “Cenário Divergente”, num regresso às raízes da música portuguesa, onde a harpa se assume como rainha soberana na composição musical. Em 2023 foi a vez de estrear o projeto “Carpideira” a lado de Ricardo Martins na guitarra portuguesa.
Informações relevantes
FORMATO
ESTILO
DURAÇÃO
ADEQUADO PARA Outdoor e Indoor
DISPONIBILIDADE 2025
COMITIVA ARTÍSTICA
COMITIVA TÉCNICA
“Melodias Eternas de sefarad”
Transmitidos de geração em geração, as músicas seculares sefarditas são uma ode a todos os povos que enfrentaram a diáspora em estradas sinuosas e ameaças de extinção. Uma história melódica que se recria, que não se esquece, que se entoa e que não se prende ao passado.